Vacinação

Vacinação contra Covid-19 em gestantes: quais são as orientações?

Com o início do Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19, uma das dúvidas que surgiram diz respeito à segurança desta vacina para as gestantes, ou seja: as gestantes podem ser vacinadas contra a Covid-19?

Há vários aspectos a considerar. Vejamos as recomendações da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), atualizadas em 18 de janeiro de 2021 e 3 de fevereiro de 2021:

A segurança e a eficácia das vacinas não foram avaliadas em gestantes e lactantes, no entanto estudos em animais não demonstraram risco de malformações.

  • As vacinas atualmente aprovadas no Brasil não são de vírus vivos e têm tecnologia conhecida e usada em outras vacinas que já fazem parte do calendário das gestantes como as vacinas do tétano, coqueluche e influenza.
  • As mulheres, no período após o parto e aquelas que estão amamentando, podem tomar a vacina com segurança se forem convocadas para isto. As gestantes, por sua vez, devem ser avaliadas sobre o risco de exposição e contágio, quando então, a decisão de vacinar ou não deve ser compartilhada entre o médico e a própria gestante com base no risco avaliado.
  • As pacientes devem ser informadas que nos estudos que embasaram a aprovação das vacinas atualmente disponíveis em nosso país não foram incluídas gestantes, motivo pelo qual não se tem informações definitivas sobre os seus reais efeitos nesta situação específica.
  • Finalmente, se uma mulher for vacinada e posteriormente souber que já havia engravidado naquele momento, ela deve ser tranquilizada e informada sobre a baixa probabilidade de risco e encaminhada para o acompanhamento pré-natal.

Nosso Ministério da Saúde, neste momento do Plano Nacional de Vacinação, recomenda que para as mulheres pertencentes a um dos grupos prioritários, a vacinação poderá ser realizada após avaliação cautelosa dos riscos e benefícios e com decisão compartilhada, entre cada paciente e seu médico”.

 

Para concluir, parece-nos esclarecedor mencionar a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), atualizada em 29/01/2021:

“Embora a gravidez coloque as mulheres em maior risco de Covid-19 grave, muito poucos dados estão disponíveis para avaliar a segurança da vacina na gravidez. Com base no que sabemos sobre este tipo de vacina, não temos nenhuma razão específica para acreditar que haverá riscos específicos que superariam os benefícios da vacinação para mulheres grávidas.”

Como contatar o SIAT

Por causa da contingência do Covid-19, estamos sem atendimento telefônico, mas consultas sobre Covid-19 na gravidez podem ser dirigidas para o e-mail

siatgv@gmail.com